Enxerto de Gordura – O preenchedor ideal?

enxerto de gordura - porto alegre - dr andre valiati

Muitos pacientes procuram meu consultório buscando melhorar rugas faciais, aumentar as maçãs do rosto ou mesmo o volume do bumbum. Dependendo da queixa apresentada, da área a ser tratada e do volume necessário para atingir o resultado esperado, devemos optar entre os três tipos de preenchedores: gordura da própria paciente, polimetilmetacrilato (PMMA) e ácido hialurônico.

Enxerto de Gordura

Embora a popularidade do enxerto de gordura seja relativamente recente, tem sido muito utilizado em cirurgia plástica há pelo menos 100 anos, tanto em procedimentos estéticos quanto em reparadores. Com o auxílio da lipoaspiração, a gordura é retirada de áreas em que se encontra em excesso, é preparada e recolocada nas áreas desejadas, remodelando e devolvendo à paciente uma forma mais harmônica. No entanto, sua principal desvantagem refere-se a taxa de reabsorção muito imprevisível, a qual pode variar de 20 a 50% em 6 meses. Logo, pode ser necessário mais de uma sessão para que as pacientes alcancem seus objetivos.

Bioplastia

O PMMA (Bioplastia) é tema recorrente na mídia e seu uso é autorizado pelo Ministério da Saúde em pacientes da rede do SUS em tratamento para HIV, pois estes sofrem com a atrofia da gordura da face em decorrência das medicações contra o vírus. Sua utilização não é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que em julho de 2018 fez uma publicação esclarecendo sobre indicações do PMMA. Todavia, segundo parecer emitido em 17/03/2006 pelo Conselho Federal de Medicina, o produto deve ser utilizado com cautela pelos médicos, pois trata-se de um material inabsorvível, permanente e que pode estar associado a rejeições ou a inflamações crônicas.

Ácido Hialurônico

Já o ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo organismo, é biocompatível e não apresenta reações do tipo corpo estranho. Dependendo de sua concentração, pode ser utilizado logo abaixo da pele, melhorando as rugas da face, ou em plano profundo, aumentando os lábios ou até mesmo as maçãs do rosto. No entanto, além de ser um produto mais oneroso, apresenta reabsorção completa em 8 a 12 meses, necessitando de reaplicações para manutenção dos resultados.

Enxerto de Gordura: o preenchedor ideal?

Concluindo, o enxerto de gordura apresenta características próximas do preenchedor ideal: é um tecido abundante, facilmente captável, não apresenta rejeição, é biocompatível e tem baixo custo. Sua única desvantagem é a taxa de absorção, que faz com que, algumas vezes, seja necessário novo procedimento para complementar o resultado.

Quer agendar sua consulta com o Dr. André Valiati?

Em Porto Alegre ligue para (51)3517.5480 ou (51)99633.8816. Para agendar via whatsapp, clique nesse link ou faça seu agendamento online.

Em Sapiranga ligue para (51)3134.2020, Para agendamento via whatsapp, clique nesse link ou faça seu agendamento online.

Deixe seu comentário