Lipoaspiração

A lipoaspiração nada mais é que o procedimento de retirada do excesso de gordura corporal por meio de sucção usando equipamento cirúrgico especial.

Nos dias de hoje a lipoaspiração é um tipo popular de cirurgia plástica. Ela remove depósitos excessivos e indesejados de gordura para melhorar a aparência do corpo e para suavizar as formas do corporais irregulares ou distorcidas. Inclusive esse procedimento também é conhecido como “contorno corporal”.

Para quem está indicada a Lipoaspiração

São várias as indicações de realização da lipoaspiração. Abaixo destacamos algumas delas:

• Razões estéticas, incluindo “pneuzinhos”, protuberâncias de gordura, ou uma linha de queixo anormal;
• Para melhorar a função sexual, reduzindo os depósitos de gordura anormais na face interna das coxas, permitindo assim um acesso mais fácil à vagina;
• Moldar o corpo para as pessoas que se incomodam com protuberâncias ou irregularidades que não podem ser removidas através de dietas e/ou exercícios;

Como é a Cirurgia

São realizadas pequenas incisões em lugares estratégicos, pelas quais são inseridas cânulas ligadas a um sistema de vácuo. Desta forma, a gordura excedente é retirada, sem que haja lesão de vasos e nervos importantes.

Os melhores resultados são vistos em pacientes que não apresentam flacidez de pele e que estejam no seu peso adequado ou ligeiramente acima.

A anestesia pode ser geral, peridural ou local com sedação. Na maioria dos casos, a cirurgia é ambulatorial, ou seja, algumas horas após o procedimento a paciente recebe alta.

Quais são as principais técnicas?

Lipoaspiração tumescente (injeção de fluidos):

É o tipo mais comum de lipoaspiração. Ela envolve a injeção de uma grande quantidade de solução medicamentosa nas áreas antes da remoção da gordura (por vezes, a solução pode ser de até três vezes o volume de gordura a ser removida). O fluido é uma mistura de anestésicos locais e de soluções medicamentosas que ajudam a controlar a perda de sangue e a remover a gordura mais facilmente. Também ajudam a amortecer a área durante e após o procedimento cirúrgico. Este tipo de lipoaspiração geralmente leva mais tempo do que outros tipos.

Técnica do Súper Úmido:

Trata-se de uma técnica semelhante à lipoaspiração tumescente. O que diferencia uma da outra é a quantidade de líquidos injetados. Aqui a quantidade de líquido injetado será a mesma da gordura a ser aspirada (ex: injeta-se 3.000 ml de fluídos e retira 3.000 ml de gordura). Esta técnica leva menos tempo, no entanto, muitas vezes requer a sedação peridural ou anestesia geral.

Lipoaspiração Assistida por Ultrassom (LAU):

Utiliza vibrações ultra sônicas para liquefazer as células de gordura. Depois que as células são liquefeitas, a gordura pode ser aspirada. A LAU pode ser realizada de duas maneiras – Externa (acima da superfície da pele com um emissor especial) ou Interna (abaixo da superfície da pele com uma pequena cânula aquecida).

Esta técnica pode ajudar a remover a gordura das áreas mais densas do corpo, cheias de fibra, como a parte superior das costas ou do tecido mamário masculino. É muitas vezes utilizada em conjunto com a técnica tumescente.

Lipoaspiração Assistida por Laser (LAL):

Utiliza a energia do laser para liquefazer as células de gordura. Depois que as células estão liquefeitas, podem ser aspiradas ou deixadas a escoar para fora do corpo por meio de pequenos tubos. Como a cânula utilizada durante a LAL é menor do que as utilizadas na lipoaspiração tradicional, é preferível sua aplicação para áreas confinadas. Estas áreas incluem o queixo, bochechas e face.
Uma vantagem adicional da LAL em relação a outros métodos de lipoaspiração é que a energia do laser estimula a produção de colágeno, que ajuda a prevenir o desgaste da pele após o procedimento. O colágeno é a proteína semelhante à fibra que ajuda a manter a estrutura da pele;

Como o procedimento é realizado?

• A equipe cirúrgica prepara as áreas de seu corpo que serão tratadas;
• É realizada a anestesia – local ou geral;
• Através de uma pequena incisão na pele, um tubo de sucção, com uma ponta afiada é inserido dentro das bolsas de gordura e friccionado através da área onde a gordura a será removida;
• A gordura é aspirada através do tubo de sucção. Uma bomba de vácuo ou uma seringa grande proporciona a ação de sucção;
• Vários punções cutâneas podem ser necessárias para tratar grandes áreas, para obter o melhor contorno;
• Depois que a gordura é removida, pequenos tubos de drenagem podem ser inseridos nas áreas desengorduradas para remover o sangue e o fluido que se acumula durante os primeiros dias após a cirurgia;
• Se ocorrer a perda de uma grande quantidade de líquido ou sangue durante a cirurgia, pode ser necessária a reposição de líquidos (por via intravenosa). Em raros casos, pode ser necessária uma transfusão de sangue;

Como é a Recuperação da Lipoaspiração

A lipoaspiração pode necessitar de um internamento hospitalar, dependendo da localização e da extensão da cirurgia.

Após a cirurgia, recomenda-se o uso de malhas modeladoras por, pelo menos, 30 dias, para manter a pressão na área e parar eventual sangramento, bem como para ajudar a comprimir a pele.

Além disso, pode-se associar drenagens linfáticas e ultra-som. A manutenção do peso no pós-operatório é fundamental para que o resultado perdure.

Onde o Dr. André Valiati realiza a Lipoaspiração em Porto Alegre e Sapiranga

Consultas

Lipoaspiração em Porto Alegre

Lipoaspiração em Porto Alegre

O Dr. André Valiati realiza consultas sobre o procedimento no seguinte endereço:
Rua Tobias da Silva, 120 | Conj 710
Bairro Moinhos de Vento
Agendamento (basta clicar em cima do número desejado):
Telefone: 51 3517 5480

Whatsapp: 51 99633 8816

Consultas

Lipoaspiração em Sapiranga

Lipoaspiração em Sapiranga

O Dr. André Valiati realiza consultas sobre o procedimento no seguinte endereço:
Rua Getúlio Vargas, 412 | Sala 6
Bairro Centro
Agendamento (basta clicar em cima do número desejado):
Telefone: 51 3134 2020

Whatsapp: 51 99596 5480

Agende sua Consulta