Skip to main content

Dr. André, qual o volume de gordura que pode ser eliminado com a Lipoaspiração? Essa é uma das perguntas mais realizadas durante as consultas médicas prévias ao procedimento e vamos esclarecer essa questão nesse artigo.

A Lipoaspiração é uma das cirurgias estéticas mais realizadas no mundo. É um procedimento que exige planejamento cuidadoso e um olhar artístico para alcançar resultados pós-operatórios esteticamente agradáveis. O objetivo do paciente que procura pela Lipoaspiração é remover gordura de áreas específicas, deixando o contorno corporal mais harmonioso e transições suaves entre áreas aspiradas e não aspiradas. A seleção cuidadosa de pacientes e adequada técnica cirúrgica ajuda a evitar irregularidades nos contornos, e cuidados pré-operatórios do paciente ajudam a evitar complicações pós-operatórias.

O procedimento tem evoluído ao longo das últimas décadas, com a introdução de novas técnicas que permitem que o cirurgião remova as células de gordura com mais precisão. Estes avanços têm propiciado a remoção de grandes volumes de gordura com maior facilidade e segurança.

Em toda cirurgia de lipoaspiração, inicia-se com a infiltração de soro fisiológico misturado com adrenalina em todas as áreas a serem aspiradas. A adrenalina vai promover uma contração dos vasos sanguíneos, gerando menor perda sanguínea. Ao final da intervenção, o total lipoaspirado é uma mistura de gordura, soro fisiológico e um pouco de sangue (VER FIGURA).

Lipoaspiracao
Estudos mostram que a Lipoaspiração, seja ela de pequenos ou de grandes volumes, é um procedimento seguro e eficaz quando os pacientes são cuidadosamente selecionados e quando as técnicas anestésicas e cirúrgicas são realizadas corretamente. Motivação, objetivos e expectativas devem concordar com o que é clinicamente possível. Os pacientes devem ser psicologicamente estáveis, com boa dieta e, preferencialmente, hábitos de exercício.

A quantidade de gordura a ser removida com a Lipoaspiração gira em torno de 5 a 7% do peso corporal. Ou seja, para uma paciente de 70kg, o volume lipoaspirado não deve exceder 3.500-4.900ml. Quanto mais perto chegamos deste limite máximo, mais as pacientes podem sentir os paraefeitos da cirurgia – tonturas, queda na pressão arterial e aumento dos batimentos cardíacos. Estes paraefeitos costumam melhorar em 3-4 dias.
Sempre vale lembrar que a Lipoaspiração não tem o objetivo de gerar emagrecimento, mas sim o de eliminar depósitos de gordura resistentes a dietas e exercícios físicos. Excesso de peso é melhor tratado através de melhorias no estilo de vida. Ou seja, o paciente adequado para a Lipoaspiração é aquele que está próximo ao peso ideal e que apresenta depósitos isolados de tecido adiposo.

 

Quer agendar sua consulta com o Dr. André Valiati?

Em Porto Alegre ligue para (51)3517.5480 ou (51)99633.8816. Para agendar via whatsapp, clique nesse link ou faça seu agendamento online.

Em Sapiranga ligue para (51)3134.2020. Para agendamento via whatsapp, clique nesse link ou faça seu agendamento online.

Leave a Reply

Iniciar Conversa
1
Olá
Como podemos ajudar?