Skip to main content

A realização de cirurgia plástica no inverno possui vários benefícios para as pacientes. Por isso é a época do ano que mais movimenta as clínicas de cirurgia plástica do país. A preferência pelo período se dá por diferentes motivos que vou destacar a seguir.

Não é exatamente uma novidade o fato de que o Brasil é um dos maiores expoentes em cirurgia plástica no mundo. De fato, o mais recente relatório produzido pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética com números de cirurgia plástica realizados ao redor do mundo saiu em 2014, relativo ao ano de 2013 e demonstra a significativa parcela de cirurgias plásticas realizadas no Brasil.

Ao todo foram 23 milhões de cirurgias plásticas ao redor do globo. No levantamento, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos como o país que mais realizou procedimentos cirúrgicos, totalizando 1,49 milhões (representando 12,9% do total mundial, que foi de 11,5 milhões). E a estação mais fria é a mais procurada por pacientes dispostos a se submeterem à cirurgia plástica.

Durante o inverno o número de procedimentos aumenta em até 40%. Isso porque os três meses de temperaturas mais amenas são ótimos para o pós-operatório. O frio geralmente resulta em menos edemas (inchaços) decorrentes da dilatação de vasos e retenção de líquidos, típicos do período após uma cirurgia. Também ajuda o paciente a se sentir mais confortável usando as malhas de compressão, necessárias para garantir o melhor resultado possível, mas apertam e esquentam.

A menor incidência de raios solares também é um ponto positivo, já que o sol e o calor são potencialmente desfavoráveis para a recuperação do paciente. Menor exposição ao sol auxilia na cicatrização e diminui a chance de surgirem manchas na pele e cicatrizes escurecidas.

Os fatores médicos não são os únicos levados em conta na hora de decidir pela cirurgia no inverno. Esse é um período de recesso para trabalhadores e estudantes. Inclusive a recuperação antes do verão também pode ser considerada um grande benefício. Em geral, o período de recuperação dura em torno de três meses, quando não há complicações. Durante esse tempo o paciente pode se recuperar com calma e se acostumar com a mudança no corpo que estará mais exposto na estação mais quente.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os tipos de cirurgia plástica mais procurados nessa temporada são: lipoaspiração, seguida pela prótese mamária e, por último, outras cirurgias de mama (redução e levantamento). As plásticas de face, como a rinoplastia, também são requisitadas com frequência.

O inverno é realmente uma estação bastante propícia para a realização de cirurgias plásticas, mas não é essencial que cirurgias sejam realizadas nesse período para que o melhor resultado seja obtido. Para maior segurança e satisfação é necessário procurar um cirurgião credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e após a realização do procedimento, é preciso seguir todas as orientações do médico. Assim, seja inverno ou verão, tudo deve correr bem e ao final do período de recuperação, o paciente estará se sentindo feliz e satisfeito.

 

Quer agendar sua consulta com o Dr. André Valiati?

Em Porto Alegre ligue para (51)3517.5480 ou (51)99633.8816. Para agendar via whatsapp, clique nesse link ou faça seu agendamento online.

Em Sapiranga ligue para (51)3134.2020. Para agendamento via whatsapp, clique nesse link ou faça seu agendamento online.

Leave a Reply