Muitas pacientes que buscam informações sobre a cirurgia para redução das mamas tem feito essa pergunta durante a consulta médica. Muito embora, pareça uma coisa até sem sentido – retirar tecido mamário de uma paciente que tem mamas grandes e/ou flácidas e colocar uma prótese, essa cirurgia apresenta algumas vantagens.

Mamas grandes e pesadas caem de maneira mais acentuada, gerando transtornos e dores que atrapalham a vida das mulheres. Após os 35, 40 anos de idade ocorre também um fenômeno chamado liposubstituição. Ou seja, as pacientes trocam glândula mamária por tecido gorduroso, deixando a mama com menor volume, apresentando queda e resultando na sobra de pele.

Na mamoplastia redutora pura, sem prótese de silicone, a paciente deve manter um volume moderado de tecido mamário para que se possa estruturar uma mama arredondada e bonita. Esse tecido mamário vai sofrendo ações, tanto do envelhecimento, quanto da gravidade, afetando a projeção dessa mama ao longo do tempo.

Essas alterações são minimizadas quando o tecido mamário é retirado de maneira mais extensa, e se coloca uma prótese de silicone no lugar desse tecido. Com isso, diminui-se o tecido glandular vivo que sofreria os efeitos da liposubstituição ao longo dos anos.  Logo, as pacientes acabam tendo um resultado mais duradouro com o uso da prótese de silicone, permanecendo também com o colo mamário mais cheio, uma vez que a prótese proporciona maior preenchimento do colo e maior firmeza na mama.

A evolução da cirurgia é semelhante a mamoplastia redutora pura. Os cuidados iniciais de não levantar os braços acima dos ombros nos 15 primeiros dias, e evitar a academia nos primeiros 30 dias, são exatamente iguais.

Ainda que apresente benefícios com relação à mamoplastia redutora tradicional, a opção de colocar ou não a prótese é individual, uma vez que depois de decidir pela prótese, muito provavelmente essa paciente usará próteses permanentemente, pois não tem mais tecido mamário para reestruturar a mama.

 

Quer agendar sua consulta com o Dr. André Valiati?

Em Porto Alegre ligue para (51)3517.5480 ou (51)99633.8816. Para agendar via whatsapp, clique nesse link ou faça seu agendamento online.

Em Sapiranga ligue para (51)3134.2020, Para agendamento via whatsapp, clique nesse link ou faça seu agendamento online.

Leave a Reply

ATENÇÃO

ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO!

Mudamos para a rua Tobias da Silva, Conj. 710 , 7º Andar, Moinhos de Vento - Porto Alegre. Maiores informações, favor contatar pelo Fone:

(51) 99633 8816

View Details