Durante minha rotina de trabalho, recebo em consulta pessoas com as mais variadas dúvidas e questionamentos relacionados à cirurgia plástica. Independentemente de sua complexidade, para minimizar ou dirimir essas dúvidas, procuro responder estas questões da forma mais didática e detalhada possível.

Há algum tempo, durante um atendimento, uma paciente questionou se existe “músculo frouxo”, pois havia realizado uma abdominoplastia com outro colega e seu abdome não tinha ficado “chapado” (termo muito utilizado para designar aquele abdome reto e com os músculos em destaque).

Afinal, existe músculo frouxo?

Qual foi a resposta que dei para essa paciente? Não…não existe músculo frouxo!! O que existe é músculo fraco e destreinado.

A cirurgia de abdominoplastia pode corrigir o afastamento dos músculos retos do abdome, também conhecido como diástase abdominal, através da plicatura (costura) desses músculos, deixando-os mais próximos. Contudo, esta não é uma solução isolada para se ter um abdome liso e “chapado”!

Fatores para o bom contorno abdominal

O bom contorno abdominal depende de 3 fatores:

1 – Correção da diástase;
2 – Ausência de gordura visceral (gordura entre os órgãos abdominais, não passível de lipoaspiração);
3- Musculatura abdominal forte.

A cirurgia do abdome atua apenas no primeiro dos fatores acima destacados (diástase). Já os itens 2 e 3 dependem de hábitos de vida saudáveis!

Como se comporta a região do abdômen

Cabe destacar que o ventre é submetido a uma constante “briga de forças” – uma vez que os órgãos empurram a musculatura para fora, enquanto os músculos empurram as vísceras pra dentro e o mais forte é quem irá vencer essa briga! Quando os músculos estão fracos e destreinados, normalmente predomina a primeira força, afastando os músculos abdominais, deixando a região com aspecto arredondado.

Portanto, após conhecermos o comportamento da região abdominal, é importante destacar que cirurgia plástica não substitui hábitos de vida saudáveis, como manutenção do peso e exercícios físicos, mas funciona sim como COMPLEMENTO!!

Assim, os melhores resultados da abdominoplastia geralmente são vistos em pacientes magras e praticantes regulares de exercícios físicos! Para evitar frustrações com a relatada por essa paciente, é importante que aqueles que pretendem se submeter a esta cirurgia, antes de tudo, faça a sua parte para obter o resultado desejado.

Quer agendar sua consulta com o Dr. André Valiati?

Em Porto Alegre ligue para (51)3517.5480 ou (51)99633.8816. Para agendar via whatsapp, clique nesse link ou faça seu agendamento online.

Em Sapiranga ligue para (51)3134.2020, Para agendamento via whatsapp, clique nesse link ou faça seu agendamento online.

Leave a Reply

ATENÇÃO

ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO!

Mudamos para a rua Tobias da Silva, Conj. 710 , 7º Andar, Moinhos de Vento - Porto Alegre. Maiores informações, favor contatar pelo Fone:

(51) 99633 8816

View Details