Conforme estabelece a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência é o período de transição entre a infância e a idade adulta e gira em torno dos dez aos 20 anos. Nessa fase, as pessoas estão em busca da aceitação de grupos que estão presentes em sua rotina, como nas escolas, por exemplo. Por conta disso, e também pela pressão social que influencia comportamentos e padrões de beleza, alguns adolescentes passam a sofrer de baixa autoestima, depressão e insegurança, levando-os a buscar na cirurgia plástica a solução para eliminar ou minimizar esses problemas.

Motivos para cirurgia plástica na adolescência

Os motivos para realização de cirurgia plástica na adolescência são os mais variados. Entretanto, os jovens citam alguns com maior frequência, como eliminar a insegurança, deixar de ser alvo de bullying e buscar uma melhora na autoestima. Essas são as motivações rotineiramente apontadas em consulta médica, justificando a cirurgia plástica nessa fase. Para tanto, buscam o apoio dos pais, que muitas vezes não sabem como lidar com a situação.

É importante lembrar que nessa fase as opiniões e desejos mudam de um dia para o outro, sendo fundamental que seus responsáveis identifiquem se existe uma real necessidade de realizar algum procedimento ou há apenas um desejo, que pode mudar nos dias seguintes.

Decidir com tranquilidade

Porém, a pretensão de realizar a cirurgia plástica na adolescência e a concordância dos pais não são suficientes para que a mesma seja realizada. Assim que o adolescente e seus responsáveis compreenderem pela necessidade de uma eventual cirurgia, é fundamental buscar um cirurgião plástico – que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para uma discussão detalhada da pretensão, avaliando não apenas as expectativas do adolescente e dos familiares, mas também estabelecendo a real viabilidade de atingir o resultado esperado.

É na consulta médica que será avaliado o tipo de cirurgia que o adolescente pretende, a sua idade e também o estágio do seu desenvolvimento corporal e emocional, o que é fundamental.

Qual a melhor idade para fazer cirurgia plástica na adolescência?

Em regra, se recomenda que as cirurgias plásticas sejam realizadas após os 18 anos, uma vez que a partir dessa idade a(o) adolescente já estará com sua estrutura psicológica pronta para compreender os riscos de uma cirurgia e as responsabilidades exigidas pelo pós-operatório de uma cirurgia plástica. Contudo, existem situações e necessidades que fazem com que essa regra não seja seguida à risca.

Assim, buscar um cirurgião plástico é fundamental, uma vez que cabe a ele analisar se o adolescente busca alcançar um objetivo saudável, tanto físico, quanto emocional, e decidir, em conjunto com o paciente e seus familiares, pela realização da cirurgia nessa importante fase da vida.

Quer agendar sua consulta com o Dr. André Valiati?

Em Porto Alegre ligue para (51)3517.5480 ou (51)99633.8816. Para agendar via whatsapp, clique nesse link ou faça seu agendamento online.

Em Sapiranga ligue para (51)3134.2020, Para agendamento via whatsapp, clique nesse link ou faça seu agendamento online.

Leave a Reply

ATENÇÃO

ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO!

Mudamos para a rua Tobias da Silva, Conj. 710 , 7º Andar, Moinhos de Vento - Porto Alegre. Maiores informações, favor contatar pelo Fone:

(51) 99633 8816

View Details